sábado, 9 de maio de 2015

#212 - EXPERIENCE, Gentle Giant

Os Gentle Giant -- uma das minhas bandas de eleição -- foram muito bem sucedidos em enriquecer a linguagem progressiva do rock, não apenas com a introdução de sonoridades jazzísticas e da música contemporânea erudita, mas também de elementos sonoros da música antiga, como esta faixa do álbum In A Glass House (1973) eloquentemente comprova, num sedutor equilíbrio entre o artesanal mais puro da arte dos sons e os riffs mais desbragados, como o rock muito bem impõe. Eu podia ficar a noite toda a ouvi-los.
Em baixo, dois GG, Kerry Minnear e Gary Green que ouvimos na gravação de '73, com mais alguns músicos recriando esta Experience. Ouçam e vejam, e digam lá se não é Grande Música... 

#211 HAMMER IN THE SAND, Steve Hackett

Sejamos francos, isto é feito quando o rock progressivo atravessa a débâcle, desde 1977. Ouve-se, com uma certa nostalgia, nem sequer malsã, antes inconsequente, estéril e gratuita. Mas oiço, ainda assim; e gosto, nem sei bem porquê. 
De Defector (1980). Gosta-se mais em baixo, apesar de tudo. Ouve-se, ao longe, um vibrar de cordas conhecido de discos dos Genesis, na década anterior. Em Budapeste, 2004.