sábado, 12 de julho de 2014

#91 - EU VI ESTE POVO A LUTAR (CONFEDERAÇÃO), José Mário Branco / J.M.B., Sérgio Godinho & Fausto

Passo por cima de alguns lugares-comuns da letra, e também de alguma verdades, para realçar o ímpeto de vaga popular que tem esta música e a intenção que lhe está associada -- por muito infirmada que já então era pela tal História que pensavam levar na mão; e pela sobeja razão de ser que ainda hoje lhe assiste, para nossos males. Enfim, mixed feelings, tragédias várias.
O início é soberbo: Júlio Pereira, na guitarra portuguesa; Pedro Wallenstein, no baixo; Zé da Cadela, à tarola; e J.M.B. nas restantes percussões; em seguida, o soprano de Rui Cardoso em tensão insurreccional. 
Em baixo, 3 canto(re)s.


domingo, 29 de junho de 2014

#90 - ALWAYS CRASHING IN THE SAME CAR, David Bowie

Gosto muito do canto, dos samples  de violoncelo e  do arranjo das guitarras e dos sintetizadores (Brian Eno). De Low (1977).

Em baixo, uma óptima versão ao vivo, não faço ideia onde.







#89 - ALL YOU NEED IS LOVE, The Beatles



25 de Junho de 1967, a partir dos estúdios de Abbey Road, os Beatles participam na primeira transmissão internacional de televisão via satélite. A música, de Lennon, é uma encomenda  da BBC que pretendia veiculasse uma mensagem universal. Em tempo do flower power e da Guerra do Vietname, não havia como escapar ao Amor. E bem. Nos coros participaram Mick Jagger (bem focado), Keith Richards, Marianne Faithfull, Eric Clapton, Keith Moon e Graham Nash, entre outros. Citações, pelo menos três: A Marselhesa, In The mood  e She Loves You.






domingo, 22 de junho de 2014

sábado, 21 de junho de 2014

#87 - ACROSS THE UNIVERSE, The Beatles / Rufus Wainwright, Moby & Sean Lennon

Altíssimo momento de Lennon, da guitarra ao canto e à lírica. O coro e as cordas tornam-no ainda mais etéreo.

Em baixo, num sítio qualquer, é comovente ver um outro Lennon a tocar as mesmas notas do pai.





sábado, 14 de junho de 2014

#86 - ALADDIN SANE, David Bowie

O título, Aladdin Sane, "a lad insane", toda a música, do riff ao refrão, é estupenda. O início, cada interveniente como que se estuda, até o baixo e guitarra acompanhando-se e dando suporte ao "Whoooo, will love Aladdin sane?" O solo do piano de Mike Garson, jazzístico e vanguardista (com o sax de Ken Fordham intrometendo-se) dá o plus que desde sempre a mantém nos nossos ouvidos.
Em baixo, em 1996, com o mesmo Garson ao piano, e a indispensável Gail Ann Dorsey no baixo e apoio vocal.

sábado, 7 de junho de 2014

#85 - AND I LOVE HER, The Beatles

Balada característica da primeira metade da década de 1960. McCartney é o autor, percebe-se; e o riff, segundo este revelou, é de Harrison -- também.



#84 - DECLARE INDEPENDENCE, Björk

Björk, política, grita pelos povos oprimidos. Está muito bem, por mim (lindas legendas gregas). Também gosto de ouvi-la a partir dum ponto de vista mais individual, libertário.
Em baixo, uma islandesa em país francófono.

domingo, 1 de junho de 2014

#83 - BECAUSE, The Beatles / Natas Loves You

George Martin, o produtor (e 5.º Beatle) no cravo eléctrico, e um estupendo arranjo vocal. E sintetizadores (Harrison). No maravilhoso e inolvidável e sobre todos icónico Abbey Road (1969).
Em baixo, cover da banda luxemburguesa Natas Loves You.

sexta-feira, 30 de maio de 2014

#82 - ELEGIA. ANDANTE, NON TROPPO* (Béla Bartók), Eugene Ormandy / Jesús Amigo

II andamento do Concerto para Orquestra (1943) de Béla Bartók. Eugene Ormandy com a Orquestra de Filadélfia (1964). Para o fim dos tempos.
Em baixo:
A Orquesta de Extremadura, dirigida por Jesús Amigo 
(a captação de imagem é miseranda)



segunda-feira, 26 de maio de 2014

#81 BACK TO MEMPHIS, Chuck Berry / The Band

Do álbum de 1967, cheio de bons músicos de estúdio: ouçamos a secção rítmica, piano, bateria e baixo -- do melhor. Felizmente há a net para lhe sabermos os nomes, porque o lp é omisso. No fade-out, a guitarra de Chuck -- um dos pais do rock e uma lenda viva -- em canto de cisne.
Em baixo, cover dos The Band.


domingo, 25 de maio de 2014

#80 - ADEUS Ó SERRA DA LAPA, José Afonso / Tim, Vitorino & Celeste Rodrigues

Canção de partida, nesse ano de 1973 -- o mesmo em que Assis Esperança publicou o romance Fronteiras -- ano ainda de emigração, do êxodo da miséria. O tema é lindíssimo, com um soberbo arranjo de metais. Do álbum Venham Mais Cinco.
Em baixo, uma versão esplêndida de Tim, com Vitorino e Celeste Rodrigues (esqueçam a captação rudimentar com tecnologia de ponta).






segunda-feira, 12 de maio de 2014

#79 - O CABRAL FUGIU PARA ESPANHA, José Afonso / Vitorino & Luis Pastor

Da peça de "A Barraca", Zé do Telhado. Grande álbum de José Afonso (Fura Fura, 1979), cuja primeira parte é composta por temas destinados àquele espectáculo de Hélder Costa. A fala inicial de Margarida Carpinteiro situa a acção no período da Maria da Fonte e da Patuleia, da guerra civil entre constitucionalistas moderados e radicais, aludindo ao exílio forçado do polémico ministro de D. Maria II, o controverso António Bernardo Costa Cabral. A música é de José Afonso e a letra popular. Artur Costa, João Gil e Luís Represas, dos Trovante, juntam-se a Júlio Pereira, Né Ladeiras e Carlos Salomé. Os arranjos são também dos Trovante. Carlos Salomé que vemos acompanhando, nas trancanholas, o seu irmão Vitorino e Luis Pastor, na TVG (Galiza).




sexta-feira, 9 de maio de 2014

# 78 - EI! WIE SCHEMKT DER COFFEE SÜßE (Bach), Christine Schäfer, Stuttgart Bach-Collegium / Helmuth Rilling, Robin Johannsen



Nem tudo é religião, em Bach, mas tudo pode ser divino -- inclusivamente as cantatas profanas, de que a bem humorada Cantata do Café é exemplo. Nesta ária, um pai preocupado assiste ao desvario com que a filha se deixa impregnar por esta excitante e viciante bebida, cada vez menos exótica no século XVIII.
A minha gravação é a de Helmuth Rilling com o Stuttgart Bach-Collegium, aqui com Christine Schafer. Em baixo, outra soprano: Robin Johannsen

sábado, 3 de maio de 2014

#77 - ATLANTA BLUES (MAKE ME A PALLET ON YOUR FLOOR), Louis Armstrong, Bria Skonberg

Versão de W. C. Handy de um standard de autoria desconhecida, remontando ao século XIX. Satchmo dialoga consigo mesmo, trompete e scat, todos solam. Arvell Shaw, no contrabaixo -- anota George Avakian no texto de contracapa --, brinca com Pops, que não era propriamente um fã de Charlie Parker, citando Ornithology...
Em baixo, a canadiana Bria Skonberg, excelente.



#76 - BERLIN, Barclay James Harvest

Tudo muito nos eixos, letra suficientemente imprecisa para não chocar os mais desafectos às questões políticas (a queda do Muro ainda vinha longe), a verdade é que gosto  desta música muito melodiosa, cantada no tom certo por John Lees, e com uma sobriedade instrumental que funciona.
Em baixo, gravação feita em Bona, 2002, exemplo eloquente de como se pode estragar uma coisa boa, tornada enfadonha pelo próprio autor, Les Holroyd (e sem outro membro da formação original que gravou XII , em 1978).



sábado, 26 de abril de 2014

#75 - BLUES IN THE NIGHT (MY MAMMA DONE TOL' ME), Louis Armstrong & Oscar Peterson, Katie Melua

De Harold Arlen & Johnny Mercer, para o Great American Songbook. Grande versão de Armstrong, como de costume, acompanhado por um quarteto que lhe faz jus: Peterson (como ele pontua o canto de Satchmo, e o solo em trompete!), Herb Ellis (guitarra), Ray Brown (contrabaixo) e Louis Bellson (bateria). 
Em baixo, a extraordinária Katie Melua, com a letra original (é um lamento feminino), em Basileia, em 2007.




sexta-feira, 25 de abril de 2014

#74 - BOMBONS DE TODOS OS DIAS, João Afonso

Um inédito primoroso de José Afonso. Não encontrei no YouTube, mas, em contrapartida, posto a primeira versão de um disco anterior, Outra Vida (2006). "Estão livres de perigo os homens fáceis"...

quinta-feira, 3 de abril de 2014

#73 THE OLD COUNTRY, Nat Adderley, Sara Mitra

A exuberância da Big Sax Section, solada por Yusef Lateef (primeiro na flauta, depois o tenor), Nat na corneta, e as teclas de Winton Kelly; segue-se diálogo a três, terminando com o quente dos metais.
Em baixo, Sara Mitra ao vivo. A música é de Nat Adderley, a letra é de Nancy Wilson.