quinta-feira, 25 de junho de 2015

#223 - BEGGAR'S FARM, Jethro Tull

Faixa de This Was (1968), álbum inicial dos Jethro Tull, ainda muito arreigado aos rythm'n'blues, por influência maior do guitarrista Mick Abrahams, que com Ian Anderson partilhou a composição. Anderson, que com o reconhecível timbre vocal, se mostrava também já um promissor flautista. É um tema muito bem esgalhado. E o humor, o humor!...
Em baixo, 37 anos depois, no Festival de Jazz de Lugano.

Jukebox: «Wasted Genius»


em escuta: «ANIMATION» - #3 «Surrender» (4/5)


sábado, 20 de junho de 2015

#222 HEY BABY (NEW RISING SUN), The Jimi Hendrix Experience

A pouco mais de três meses da sua entrada na imortalidade, Hendrix no Berkeley Community Theater, com Mitch Mitchell e Billy Cox. Não havia ontem nem amanhã, só o momento em que com ele se ia para a terra do new rising sun, cheios de serenidade.
Em baixo, um excerto desse mesmo concerto na Califórnia. 




quinta-feira, 11 de junho de 2015

Jukebox: «Summertime Blues»


em escuta: «THAT'S RIGHT!» - #3 «The Folks Who Live On The Hill» (4/5)


#221 - PAVANE (Fauré), Fournet / Chmiel

Dança de corte do século XVI, de origem italiana, teve nos franceses Fauré e Ravel os seus cultores mais reconhecidos na transição dos séculos XIX-XX. Esta, tão docemente etérea e envolvente, é um retrato musical da elegante e interessantíssima condessa de Greffulhe, a quem Fauré chamava Madame ma Fée. Se não é também retrato duma paixão, não sei o que o será.
Primeiro, a minha gravação: Jean Fournet dirigindo a Filarmónica de Roterdão. Em baixo, a Rilarmónica Jovem de Cracóvia, com Tomasz Chmiel.

sábado, 6 de junho de 2015